UNIVERSO

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quarta-feira, 8 de março de 2017

O HOMEM ESPIRITUAL




O HOMEM ESPIRITUAL

Que um homem tenha um corpo, está fora de questão; nossos cinco sentidos físicos dão-nos um testemunho cons­tante em relação aos nossos corpos e aqueles que nos circun­dam. Geralmente lidamos com outras pessoas em nossa vida diária como se estivéssemos lidando com seus corpos vesti­dos. Fazemos uma avaliação de novos conhecidos, fregueses, clientes e estranhos, baseados na maneira que vemos um corpo através de nossos sentidos; a maneira pela qual perce­bemos como se vestem e cuidam de seus corpos é a base para nossa "primeira impressão".
A parte não corporal do homem, ou seja, aquela que é do homem, mas não o corpo do mesmo, é o que sempre está sendo questionado. Baseado neste campo é que se fundam as reli­giões, engajam-se as práticas espirituais e se expressam as dúvidas científicas. A razão é simples: os mesmos sentidos físicos que dão o testemunho contínuo da parte física do ser humano não fornecem qualquer evidência de sua parte não física. A ciência, sendo baseada em coisas mensuráveis, ou seja, aquela que são detectadas pelos sentidos físicos, devem negar a existência do que não pode ser medido, para manter sua integridade.
Para nossos propósitos, podemos dividir o ser humano encarnado em duas partes, ou seja, a parte física revelada pelos sentidos e a parte espiritual não demonstrável pelos sentidos. A parte física está ao alcance do clínico, cirurgião, biólogo, etc. Seu treinamento científico qualifica-o para lidar com aquelas partes do ser humano que podem ser medidas e classificadas utilizando o domínio dos sentidos. A parte espiritual está ao alcance do praticante espiritual, pastor, feiticeiro, místico, etc. Seu treinamento não científico quali­fica-o para lidar com aquelas partes do ser humano que podem ser exploradas através de um sistema de medida e classificação não utilizando os domínios dos sentidos físicos.
Os dois domínios do ser humano apenas se juntam quan­do o praticante de um deles admite o enigma sobre alguma coisa que pareça sair de sua área de competência, entrando na outra. Além disso, em todo ser humano estes domínios estão combinados de maneira que trabalham juntos para capacitar os indivíduos a seguirem suas vidas do modo que o fazem. As pessoas utilizam ambas as partes de sua natureza (física e espiritual) em harmonia em todas as ações neste mundo!
Pode-se dizer que toda a coisa viva sobre a terra tem sua própria qualidade. Esta qualidade é a "sensação" freqüente­mente referida como "vibração" por aqueles que são sensíveis às qualidades de diferentes coisas e pessoas. A "vibração" ou qualidade não é uma coisa física, não podendo ser medida através dos sentidos físicos humanos, nem através de suas extensões, que são os instrumentos d"a metodologia científica. No entanto, o ser humano sensitivo, que foi treinado para fazer isto, pode usar os "sentidos espirituais" desenvolvidos para identificar a qualidade ou as "vibrações" de diferentes pes­soas, lugares ou coisas.
Freqüentemente se diz que tudo sobre a terra é circun­dado por um campo energético espiritual, mas isto não pode ser confundido com o campo de fluxo magnético que circunda um imã. O campo de energia espiritual, como a qualidade ou vibração de pessoas, lugares e coisas, é inacessível aos sen­tidos físicos. Uma vez que consigamos fazer a distinção entre as partes física e espiritual da constituição humana, fica fácil entender como funciona a limpeza espiritual.
Se concordamos que toda coisa viva carrega sua própria vibração, e que a vibração resulta no campo e energia invisível que a envolve, podemos compreender como usar a energia de uma parte do universo criado para trabalhar com o campo de energia humana, removendo os detritos indesejáveis. De certa forma, seria como usar uma combinação de gordura e deter­gente (a que chamamos sabão) para esfregar o corpo físico humano com o objetivo de remover a sujeira. Em ambos os casos uma parte do universo criado é usada para remover o material indesejável do corpo, físico ou espiritual, de um ser humano encarnado.
Todo objeto inanimado - toda casa, construção, peça de mobília e artigos de roupa - carrega traços de "energia" dos seres vivos aos quais foi exposto. As "energias" daqueles que fazem o objeto, que o vendem e aqueles que foram seus proprietários anteriormente estão impregnadas na fábrica espiritual (corpo espiritual) de tudo o que existe. O corpo espiritual do ser humano encarnado interage com o campo de energia espiritual do que o rodeia, tanto em termos de pessoas como de lugares. Uma analogia física tem lugar na hipnose, porque um indivíduo pode se recordar detalhadamente de pontos sutis que o rodeia, embora ele possa não estar conscien­temente a par do que tenha visto até mesmo em detalhes. Nossos olhos interagem com o ambiente físico de tal forma que somos realmente capazes de lembrar os detalhes do padrão do papel de parede na sala de espera do consultório médico que visitamos quando tínhamos três anos. Poderíamos também nos lembrar dos odores e da textura daquele con­sultório enquanto hipnotizados. Mas é mais difícil comunicar estas observações a outros porque nos falta um termo comum de comparação.
Independentemente de quanto tempo dispendamos em qualquer localização física, nossas naturezas espirituais, como observadores prudentes, lembrar-se-ão detalhadamente de todo o ambiente. Da mesma forma, podemos olhar para a área e determinar quais "vibrações espirituais" ou traços de energia espiritual estão presentes. Interagimos com nossos arredores desta forma, tanto a nível físico como espiritual. Obviamente, se dispendemos muito tempo com alguém (ou alguma coisa) que tem uma forte vibração negativa, podemos aceitá-la em nós mesmos e sermos afetados por ela. Uma vez que isto ocorra, nossa própria vibração espiritual pode sofrer. A lim­peza espiritual remove esta vibração negativa e restaura nossa própria vibração, exatamente como a lavagem de nossas mãos remove a sujeira adquirida durante as atividades domésticas.
Anos atrás, este tipo de informação era de conhecimento comum. Passava de uma família para outra, de uma geração para outra. Hoje encaramos algumas destas informações como "lendas de velhas senhoras" ou "superstição". Mas não é. Nosso mundo tem mudado muito nos últimos cem anos e ainda mais rapidamente nos últimos cinqüenta. Embora tenhamos nos beneficiado do nosso progresso material cientí­fico, estes ganhos têm um preço - a perda de alguns dos conhecimentos de nossa natureza espiritual. Perdemos uma parte de nosso "velho conhecimento".
Podemos voar de Nova Iorque a Los Angeles em questão de horas, mas também misturamos nossos campos energéti­cos com centenas ou milhares de pessoas estranhas. Temos a percepção detalhada do vôo de avião através de nossos sen­tidos físicos, mas não recebemos qualquer informação sobre as conseqüências da mistura de nossos campos energéticos com tantas pessoas. Somente aquelas poucas pessoas com os sentidos espirituais afinados estão cientes da dificuldade que tal mistura pode trazer.
Nos velhos tempos tínhamos uma vida calma. Rara­mente víamos qualquer pessoa fora da estrutura familiar. Muitas pessoas viviam a vida inteira numa fazenda ou numa cidade pequena. Em 1900, muitos julgavam ser um grande acontecimento viajar duas vezes por ano para uma cidade vinte a cinqüenta milhas distante, a fim de fazer as compras da época. As pessoas estavam intimamente familiarizadas com seus ambientes pessoais e os conservavam limpos. Havia poucos estranhos entre nós. Quando os mesmos chegavam, sabíamos como agir com o campo energético que traziam. Toda casa possuía seus amuletos protetores e, toda família, seus rituais caseiros.
Quando garoto, crescendo num ambiente rural na Euro­pa Central, há bem mais de cinqüenta anos, jamais poderia pensar em ir para cama antes que minha avó jogasse uma pitada de sal fora da porta de entrada e que meu avô usasse uma barra pesada para manter a porta fechada durante toda a noite. Depois fazíamos nossas preces, pedindo a proteção de Deus e íamos dormir. Somente então nos recolhíamos ao leito, nos sentindo protegidos e seguros como se estivéssemos vivendo no maior castelo na Hungria.
A proteção evita os malefícios, e a limpeza espiritual remove os males já instaurados. A maioria das famílias tem rituais caseiros para mantê-las longe dos males, embora em muitos grupos étnicos ainda se pratique o uso de amuletos e talismãs. Vejo pessoas dos países do Mediterrâneo usando o amuleto "chifre" dourado para espantar o mau-olhado. Mui­tos cristãos usam a cruz ao redor do pescoço como um amuleto; todas as religiões possuem sua própria forma de amuleto protetor.
O conceito de limpeza espiritual é uma parte integrante do ritual religioso. O ritual atrai nossas emoções e sentimo-nos melhor após termos participado de um deles. Assistimos a uma Missa Latina e sentimo-nos mais leves e mais limpos, alguma coisa que a missa vernacular não consegue fazer para a maioria de nós. Podemos ir a uma prática oriental do sol nascente e voltarmos nos sentindo "como uma pessoa dife­rente". Podemos ir a um templo para Yom Kippur e sentirmos uma força renovada dentro de nós. Vários dias depois pode­mos novamente começar a nos sentir "sujos".
Tendemos a esquecer o significado de nossos rituais religiosos por participarmos num grupo e ninguém nos diz porque fazemos o que fazemos. Anos atrás a religião de uma pessoa significava seu modo de vida. Atualmente, é muito freqüente afirmarem que sua religião é "chamada somente" de filosofia. Esquecêmo-la todas as semanas e vamos à igreja ou templo somente por razões sociais, pois o ritual não tem nenhum significado para nós. Algumas pessoas podem saber o significado externo do ritual de sua religião herdada, mas raramente sabem o que o ritual significa simbolicamente. Raramente as pessoas compreendem os rituais conectados às religiões praticadas por outros. Toda as religiões têm uma coisa em comum - um ritual destinado a manter o crente espiritualmente limpo.
A maioria das pessoas ainda anseia pelos rituais que atraem as forças da natureza, ou as forças de Deus, porque nos tempos passados podíamos adorar aquelas formas. Estes rituais atraem algo profundo de dentro de nós e nos sentimos melhor após termos participado dos mesmos. Estes rituais têm o maior efeito de limpeza sobre nós porque tocam e atiçam aquelas partes espirituais de nossa natureza, das quais não estamos habitualmente cientes.
Este é um manual de instrução para aquelas pessoas que querem se manter limpas, freqüentando ou não a igreja. A utilização da informação contida neste livro não interferirá com qualquer prática religiosa - aumenta-la-á. Para aqueles leitores que estão envolvidos em qualquer religião de grupo, estes remédios ajudarão a centralizá-los com suas próprias crenças.
Muitos leitores podem não estar familiarizados com os diferentes rituais. Por esta razão, precisamos considerar o conceito de limpeza de um ponto de vista religioso. Ritual religioso é o conjunto das práticas engajadas por uma religião específica. Os rituais incluem não somente a veneração, mas também os serviços de batismo, confirmação, casamento rituais de ordenação. Também são rituais Bar-Mitzva, circuncisão e outras cerimônias que trazem uma pessoa para a congregação da religião.
O conceito geral por trás dos rituais é de serem ações que resultam em trazer alguém para mais perto do seu Criador. Os rituais são ações repetitivas que, quanto mais repetidas, mais poder adquirem e mais efetivas se tornam. Para um ritual ter o efeito desejado, deve ser efetivo a nível espiritual, bem como a nível físico. Quando uma pessoa fica mais próxima de seu criador, tanto físico como espiritualmente, ela está, no pro­cesso, limpa de qualquer negatividade que possa trazer ao ritual.
Os rituais Católico Romano, Católico Ortodoxo e Judeu Ortodoxo são mais complexos, pois estas religiões têm uma visão diferente da natureza de Deus e da comunicação do homem com Deus do que as igrejas Cristãs Protestantes. A Comunicação e o Batismo são os principais rituais Protestan­tes, enquanto as religiões Católica e Judia têm rituais para quase todos os eventos possíveis na vida. Contudo, qualquer que seja a religião ou ritual, a limpeza da natureza espiritual é uma parte de toda experiência religiosa, mesmo que não a compreendamos.
Um grupo religioso dos Estados Unidos desenvolveu um conjunto completo de rituais de trabalhos. É a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias, os Mormons. Eles têm uma série de rituais especificamente designados para a lim­peza espiritual, um ritual de "fechamento" para a proteção contra forças negativas e um programa de treinamento que se equipara aos melhores para os praticantes espirituais em sua religião. Todo templo Mormon e toda congregação Mormon têm acesso direto aos serviços de um praticante espiritual através de uma hierarquia interna. Um Mormon só precisa pedir ao presidente da congregação ou qualquer dos pastores ou mais velhos por ajuda e estará disponível. Esta é a única religião Cristã na qual a linha de prática espiritual é tão direta e aberta.
As culturas também chamada primitivas têm tal ligação íntima ao conceito de ritual e a idéia do padre como praticante espiritual, cuja conversão à fé Cristã geralmente é muito aceitável a eles. Esta é a razão real do porquê o Cristianismo fez tanto progresso entre os "pagões", tanto nos tempos antigos como modernos. Os "pagãos" sentem que o Deus Cristão deve ser muito mais poderoso que os seus e decidem adotá-lo.
Quando as pessoas de áreas menos materialistas e menos sofisticadas do mundo emigraram para os Estados Unidos, trouxeram consigo seus rituais de magia e limpeza espiritual. A miscigenação étnica americana resultou também numa mistura de misticismo. Os Estados Unidos misturam todas as práticas étnicas no mundo. Mistura toda prática religiosa que se possa imaginar. O efeito destas misturas freqüentemente provoca uma diluição das práticas de limpeza espiritual, como quando os membros mais jovens da família ficam envolvidos com a televisão, pouca linguagem e outros afazeres munda­nos. As crianças da primeira geração de emigrantes geralmente repudiam sua herança ancestral, e as primeiras coisas perdidas são as práticas familiares "secretas", incluindo os rituais familiares e o processo de limpeza espiritual.
Enquanto estamos perdendo o conhecimento de nossas práticas familiares e religiosas de limpeza espiritual, estamos em contato com mais pessoas que antes. Uma ida a um shopping center ou um passeio no metrô da cidade nos colocará em contato com mais pessoas estranhas do que nossos avós provavelmente já encontraram. Além disso, os desgastes de nossa aspiração centrada na sociedade, com suas demandas para empreendimentos materiais, fazem com que muitas pessoas se tornem e permaneçam descentralizadas.
Precisamos reaprender a lidar com as manifestações de energia espiritual que vêm a nós como fazemos com nossos afazeres diários. O ataque psíquico verdadeiro não é uma ocorrência comum, pois poucas pessoas são suficientemente importantes para ser o receptor de um ataque psíquico e, menos ainda, são suficientemente treinadas para lançar um. Entretanto, a negatividade psíquica pode ser transmitida num nível muito mais inferior e é esta energia espiritual negativa que pode ser removida através do processo de limpeza es­piritual.
Há várias formas de negatividade espiritual que podem ser removidas facilmente de si mesmo. Uma é a sujeira psíquica que é carregada por uma pessoa que vive uma vida num mar de negatividade. Um cliente meu tinha uma irmã que viveu fora do país a negócios por vários anos. Seu negócio faliu e ela voltou para a área onde vivia sua família. Imedia­tamente planejou um itinerário para visitar todos os membros de sua família. Consigo trouxe sua história dolorosa e fez provisões melancólicas a todos os membros da sua família. Meu cliente e sua esposa sentiram-se muito cansados após sua primeira visita e tiveram um sono incomumente atormentado naquela noite. Dei-lhe algumas sugestões, que foram imple­mentadas por ele, incluindo banhos e queimação de incensos mencionados posteriormente neste livro. O resultado foi que não somente sua próxima visita foi menos cansativa, mas em umas poucas semanas a irmã decidiu reduzir suas visitas a uma vez por mês, ao invés de vir semanalmente.
Também é relativamente fácil livrar-se da energia nega­tiva adquirida através da compra de mobília usada ou mudando-se para um apartamento ou casa com "vibrações ruins". Outra cliente minha comprou uma velha cômoda de uma casa que devia estar repleta de vibrações nocivas. Colocou a cômoda num quarto de hóspedes. Num curto período de tempo o quarto se tornou muito "escuro". Suspeitando de alguma coisa errada, fez a limpeza espiritual da cômoda e do quarto de hóspedes. Tão logo feita a limpeza, as pessoas perguntavam se tinha pintado o quarto, parecia tão claro e alegre.
Você pode querer saber como separar a negatividade espiritual vinda de outros e aquela que pode vir de você mesmo. Isto é particularmente importante quando você es­tiver se sentindo deprimido. A maioria das pessoas maduras podem olhar para si mesmas e encontrarem o porquê de estarem deprimidas e sentindo-se mal. "Por que estou me sentindo torpe?" dizem - e as auto-afirmações internas, "Por­que você ficou bobo". E você sabe que sua voz interna está certa. Você pode retroceder porque você sabe o que fez. Mas o que acontece quando você acorda se sentindo maravilhoso e, por volta das dez horas da manhã sente-se torpe e não consegue pensar uma boa razão que explique porque se sente assim? Suas relações pessoais são boas, você gosta do seu trabalho no momento e você está contente com sua vida. Contudo, você tem sido oprimido por um sentimento de depressão. Talvez você apenas não possa parar de pensar em alguém e não importa o que você faça, uma certa pessoa vem novamente à sua cabeça. Talvez seja um colega de trabalho - talvez seja um amigo. Este fenômeno poderia ser causado pela pessoa, por você ou ambos. Uma limpeza espiritual pode remover muito da energia negativa depressiva.
O tipo de limpeza espiritual apresentado neste livro pode ser considerado uma solução de primeiros socorros ao pro­blema. Quando o problema não se altera ou não desaparece, é preciso procurar os serviços de um praticante espiritual. Mas pelo menos você tem a solução de primeiros socorros à sua disposição.

Com o precedente em mente, você pode começar seu estudo neste livro. Leia o volume inteiro antes de experimen­tar quaisquer das limpezas. A prática da limpeza espiritual não é suficientemente familiar à maioria das pessoas, o que torna válido adquirir o máximo de dicernimento antes de iniciá-la.


De Draja Mickaharic