UNIVERSO

UNIVERSO

quarta-feira, 8 de março de 2017

RADIESTESIA - O CAMPO ELETRO-MAGNETICO -



O CAMPO ELETRO-MAGNÉTICO - AURA

A Teoria da AURA pressupõe que cada objeto ou ser está envolvido num campo de energia magnética que permite a influência recíproca de outras energias presentes em seu ambiente imediato. Este campo de energia magnética constitui-se de sete corpos relacionados com os chakras e glândulas do sistema endócrino.
A harmonia e equilíbrio de cada ser, seu grau e qualidade, podem ser avaliados observando-se sua AURA. Há duas formas de vê-la: subjetivamente por alguns médiuns ou objetivamente, utilizando um cristal denominado TELA KILNER. Esta tela, descoberta por Walter J. Kilner, cientista dos anos vinte, sensibiliza a visão, possibilitando a sua identificação.
Mais recentemente, a fotografia KIRLIAN proporcionou um método bem mais preciso para a visualização da AURA.
Cada ser ou substância, animada ou inanimada, desde que suas funções não estejam deterioradas, possui AURA, cuja existência se deve à força vital inerente aos elementos naturais pelos quais são constituídos. Essa força vital, procedente de uma fonte mineral, vegetal, animal ou humana, cria um reino ou plano áurico comum, que é o reservatório da energia pura e livre. Neste plano, os reinos mineral e vegetal atuam constantemente, transferindo, através de seus próprios canais de comunicação, sua força vital particular à natureza mais sutil dos animais e seres humanos. Portanto a AURA representa a somatória de todas essas qualidades, apresentando uma imagem completa do sujeito em sua totalidade.
A aura pode ser vista como uma emanação multicolorida, estratificada e ovalada, que rodeia o sujeito. Sua aparência, forma e tamanho determinam, entre outras coisas, o estado de saúde do indivíduo.
A natureza do campo de energia magnética que envolve os objetos materiais possui quatro características fundamentais: ATRAÇÃO, UNISSONÂNCIA, REPULSÃO E ATIVAÇÃO. Essas características naturais permitem interpretar a aura com diversas finalidades, especialmente para a diagnose.
O campo de energia magnética pode ser usado pela Psicologia, para avaliar e confirmar certas informações dos indivíduos com relação a emoções, formas de pensamento e acontecimentos.
Nos seres humanos, o campo de energia magnética interage e ressoa em SETE CORPOS ou PLANOS ÁURICOS. As três primeiras camadas são associadas à energia do MUNDO FÍSICO, metabolizando-as; a quarta camada é um transformador, interligando camadas áuricas e campos energéticos; e as três camadas áuricas superiores metabolizam as energias relacionadas com o MUNDO ESPIRITUAL



OS DIFERENTES PLANOS ÁURICOS


Os sete planos áuricos (ou corpos áuricos) e suas funções, em ordem de qualidade crescente, são os seguintes:
CORPO ETÉRICO (0,5 – 5cm) – estrutura definida de linhas de força sobre a qual se modela e firma a matéria física dos tecidos do corpo. Contém energia dos órgãos, e se expande, ou se retrai, de acordo com seu funcionamento.
CORPO EMOCIONAL (2,5 – 7,5cm) – está associado aos sentimentos, seguindo aproximadamente os contornos do corpo físico, sendo sua estrutura mais fluída que a do corpo etérico. É constituído de nuvens coloridas em contínuo movimento.
CORPO MENTAL (7,5 – 20cm) – está associado a pensamentos e processos mentais; contém a estrutura de nossas idéias. Quando em equilíbrio é translúcido com emanações douradas, como bolhas.
CORPO EXTRA-SENSORIAL (15 – 30cm)  – composto por nuvens multicoloridas, advindas das percepções e emoções extra-sensoriais.
CORPO ETÉRICO PADRÃO (45 – 60cm) – campo de energia estruturada sobre o qual cresce o corpo físico. Contém todas as formas padronizadas e definidas para a REENCARNAÇÃO. É o nível onde o som cria a matéria; composto de linhas transparentes sobre um fundo azul escuro (que é espaço sólido).
CORPO EMOCIONAL SUPERIOR (70 – 90cm) – neste nível experimentamos o êxtase espiritual; é o plano de identificação com DEUS. Composto por pontas de luz.
CORPO CAUSAL (75 – 100cm) – contém as impressões de vidas passadas e todos os corpos áuricos associados à encarnação atual do indivíduo, protegendo-os e mantendo-os unidos. É o nível mais forte e elástico do campo áurico e contém a corrente principal de força que se desloca ao longo da espinha.


C H A K R A S

Palavra Sânscrita que significa RODA. São portas de recepção e transmissão de energia do meio ambiente para as diversas camadas do campo eletro-magnético e vice-versa. Sua obstrução faz com que a energia se torne saturada e pare de circular normalmente, desvitalizando órgãos e enfraquecendo o corpo. Os escritos antigos mencionam que os seres humanos possuem 88.000 chakras; isso significa que no corpo humano quase não existe um ponto sequer que não seja um órgão sensível para a recepção, transmissão e transformação de energias.
A maior parte desses chakras desempenha um papel secundário no sistema, existindo cerca de 40 chakras complementares; os mais importantes situam-se na região do BAÇO, NUCA, PALMA DAS MÃOS E SOLA DOS PÉS.
Os sete chakras principais se encontram ao longo do eixo vertical, na parte dianteira do corpo, e seu lugar é no CORPO ETÉRICO do homem. Essas rodas estão em permanente movimento circulatório, atraindo a energia para dentro dos chakras e quando a rotação é ao contrário, a energia estará sendo irradiada.
Os chakras giram para a direita ou para a esquerda; esse sentido de rotação muda de um Chakra para outro e de um sexo para o outro. Por exemplo: o Chakra básico do homem gira para a direita – expressando um modo mais ativo e dominador no âmbito material e sexual. O da mulher gira para a esquerdaexpressando uma maior receptividade à força criadora da Terra e força na expressão das EMOÇÕES.
Os chakras da maioria das pessoas têm uma extensão média de 10 centímetros; nas pessoas mais desenvolvidas espiritualmente os chakras ocupam uma área maior e freqüência vibratória mais aumentada.
Em cada centro de energia dos chakras encontramos vibrações de todas as cores; no entanto apenas uma cor predomina, tornando-se mais clara e brilhante de acordo com a boa utilização da energia. O tamanho e o número de vibrações dos chakras determinam a qualidade das energias por eles absorvidas das mais variadas fontes: energia do Cosmos, da Natureza, das pessoas e ambiente a sua volta e dos corpos etéricos – ligando-nos aos acontecimentos do meio ambiente, da natureza, servindo de antenas para toda a esfera em ação das vibrações de energia.
Podemos também considerar os chakras como órgãos de sentido mais sutis, pois o corpo físico é um veículo adaptado às leis da vida do nosso planeta, podendo tornar reais nossos valores e percepções interiores nesse planeta, e os chakras servem como receptores do mundo sutil, de tudo que ultrapassa a esfera física.
Como os chakras também irradiam energias para o meio ambiente, podemos então alterar a atmosfera ao nosso redor; podemos, portanto, emitir vibrações de cura, mensagens conscientes e inconscientes, influenciar pessoas, situações e até a matéria, tanto no sentido positivo como negativo. Cada um desses sete chakras revigora sua área próxima ao corpo físico, tanto a porção densa como a etérica. A saúde de um órgão é vista como dependente da condição de seu Chakra associado: equilibrado, super ou sub estimulado.


FUNÇÃO DOS CHAKRAS

1 - BASICO (MULADHARA) – base da coluna vertebral, na cintura pélvica. Seu centro físico corresponde às GLÂNDULAS SUPRA-RENAIS, que produzem a ADRENALINA, tendo a função de prover a circulação, equilibrar a temperatura do corpo, preparando-o para a REAÇÃO IMEDIATA. É o centro psicológico para a evolução da identidade, sobrevivência, autonomia, auto-estima, realização e conhecimento. É um centro acumulador de impressões, memória, conflitos e atitudes geradas pelos nossos esforços para conseguir individualidade.
O desequilíbrio deste Chakra produz fisicamente: anemia, leucemia, deficiência de ferro, problemas de circulação, pressão baixa, pouca tonicidade muscular, fadiga, insuficiência renal, excesso de peso.


2 - UMBILICAL (SVADHISHTHANA)
– localiza-se no umbigo. Seu centro físico corresponde às GLÂNDULAS SEXUAIS – ovários, próstata, testículos, tendo a função de desenvolver características sexuais masculinas e femininas e regulagem do ciclo feminino. É o centro psicológico para a evolução de desejo pessoal e da força emotiva, vontade de ter, amar, pertencer, estabilidade (material e emocional), necessidade de afeto e segurança. 
Acumula padrões negativos gerados em nossos esforços para estabelecer um sistema de apoio para viver e amar.


3 - PLEXO SOLAR (MANIPURA)– localiza-se na região do diafragma, um pouco acima do estômago. Seu centro físico corresponde ao PÂNCREAS, cuja função é a transformação, digestão dos alimentos, produz insulina, que equilibra o açúcar no sangue e transforma hidratos de carbono; as enzimas isoladas pelo pâncreas são importantes para a assimilação de gorduras e proteínas. É o centro psicológico para a evolução da mente pessoal, vontade de saber, aprender, comunicar, participar. Acumula padrões negativos gerados em nossos esforços de desenvolver a inteligência, expressão de idéias, pensamentos e sonhos.
Quando em desequilíbrio produz patologias como a diabete, desordens no trato digestivo, alergias, sinusite, insônia.


4 - CARDÍACO (ANAHATA) – localiza-se na parte superior do peito. Seu centro físico corresponde ao TIMO, cuja função é estimular e fortalecer o sistema imunológico, regular o crescimento, dirigir o sistema linfático. É o centro psicológico para a evolução do idealismo, capacidade de amar, doar, visão real do mundo, próprio auto-conceito; constitui um ponto de transferência das energias dos chakras inferiores e superiores.
Quando em desequilíbrio produz patologias como palpitação, arritmia cardíaca, rubor, pânico, pressão alta, intoxicação, colesterol alterado, acidose.


 
            5 - LARÍNGEO (VISHUDDHA) – localiza-se no centro da GARGANTA, PRÓXIMO À REGIÃO DO Pomo de Adão. Seu centro físico corresponde à TIREÓIDE, que desempenha papel importante no crescimento do esqueleto e dos órgãos internos, cuidando tanto do crescimento físico quanto mental, regulando o metabolismo (regula o iodo e o cálcio no sangue e tecidos). É o centro psicológico da evolução, da criatividade, autodisciplina, iniciativa, responsabilidade, agir transpessoal; tem a força vibratória que forma a matéria, interligando pensamento e forma, mente e matéria. Quando em desequilíbrio produz patologias como resfriados, tendências a infecções virais e bacterianas, herpes, dores musculares ou de cabeça, congestão linfática, endurecimento do maxilar, problemas dentários.


6 - FRONTAL (AJNA) – localiza-se no meio da testa. Seu centro físico corresponde à PITUITÁRIA/HIPÓFISE, que dirige a função das demais glândulas. É o centro psicológico para a evolução do desejo de liderança, integração ao grupo, desejo de poder e controle. Estabelece a ligação entre o corpo inconsciente e o físico (mental). Quando em desequilíbrio produz patologias como vícios, compulsões, problemas nos olhos (cegueira, catarata, etc.), surdez.


7 - CORONÁRIO (SAHASHARA) – localiza-se no topo da cabeça. Seu centro físico corresponde à GLÂNDULA PINEAL, que atua no organismo como um todo; na sua falha ocorre uma puberdade tardia. É o centro psicológico para a evolução da capacidade intuitiva, experiência espiritual, sentido de unificação, senso do Divino. É uma ponte de ligação entre o inconsciente coletivo e o inconsciente individual, possibilitando adentrar no registro coletivo (AKÁSICO) e se libertar da necessidade de controle. Quando em desequilíbrio produz patologias como desordem no sistema nervoso, insônia, neurite, enxaqueca, histeria, disfunção sensorial, possessão, obsessão, neurose.

            
        8 – ESTRELA DA TERRA – localiza-se de 15 a 30cm construindo a ponte que liga a energia do espírito com as pontes magnéticas da Terra. É o centro energético responsável pelo nosso ancoramento, que basicamente significa estar presente no próprio corpo, e por nosso equilíbrio. Pode também ser chamado de chakra do campo áurico.
                  

9 – COORDENADOR – localiza-se de 15 cm acima de nossa cabeça e é responsável pela coordenação de nosso corpo etérico com o corpo físico e de todos os outros chakras entre si. Esse chakra se reflete num ponto bem abaixo de nossa nuca. É também conhecido como chakra do corpo etérico. Tem a finalidade e função de fazer-nos seguir a vida dentro da realidade; dissolver-se de barreiras pessoais e expansão do self-identidade; ajuda a uma maior conexão com o Amor Divino.
Segundo Alice Bailey no livro Cura Esotérica, o cérebro é condicionado em grande medida por três glândulas importantes que se encontram fisicamente próximas da substância cerebral. São elas a pineal, pituitária e a carótida. Essa três glândulas formam um triângulo cujos vértices praticamente não tem relação entre si no homem primitivo, têm alguma relação no homem comum e estão estreitamente relacionadas no homem espiritual. Essas glândulas são as correspondências objetivas dos três centros de energia por meio das quais a alma ou o homem espiritual que habita essa alma, controla o seu veículo físico.
                  

10 – CAUSAL – localiza-se de 15 cm acima do Coordenadore faz a conexão com o Plano Causal, o Plano do Mental Superior onde não existe Causa e Efeito. Pode ser considerado como a morada do nosso verdadeiro Ser. Por isso mesmo ele também é conhecido como Chakra do Verdadeiro Ser.
                  

11 – ESTRELA DA ALMA – localiza-se de 15 cm acima do Causal faz a conexão entre a mente consciente e os diversos aspectos da Alma, do Espírito e do Eu Superior.
Funciona também como filtro das energias luminosas do Espírito e do Universo, para que possam ser sintonizadas com o chakra Coronário. É também conhecido por chakra da Alma.
                  


12 – PORTAL DAS ESTRELAS – localiza-se de 15 cm acima do Estrela da Alma, e é o Verdadeiro Portal de Comunicação com as Divindades e o Universo.
                  



CHAKRAS E SUAS CORRESPONDÊNCIAS

Chakra
Corpo Áurico
Função Psicológica
Som
Cor
Elemento
Glândulas
Órgãos
Básico
(4 pétalas)
Etérico / físico
Ser no mundo físico
LAM
Vermelho
Terra
Supra-renais
Rins, coluna vertebral, ossos, dentes, intestino grosso, reto, ânus.
Umbilical
(6 pétalas)
Emocional
Ter / reprodução criativa
VAM
Laranja
Água
Gônadas, glândulas sexuais masc. e fem.
Sistema reprodutor, bexiga, quadris, pernas, pés.
Plexo Solar
(10 pétalas)
Mental
Saber / constituição
RAM
Amarelo
Fogo
Pancreas
Baço, estômago, fígado, vesícula, parte inferior das costas, sistema nervoso vegetativo.
Cardíaco
(12 pétalas)
Extra Sensorial
Amar / abnegação
YAM
Verde
Ar
Timo
Coração, sistema circulatório, parte superior das costas, nervo vago, pele, sangue.
Laríngeo
(16 pétalas)
Etérico Padrão
Criar / ressonância
HAM
Azul claro
Éter
Tireóide
Aparelho brônquico e vocal, nuca, queixo, ouvido, boca, pulmões, braços, canal alimentar.
Frontal
(96 pétalas)
Emocional Superior
Liderar / auto conhecimento
OM
Azul escuro

Pituitária
Sistema nervoso central, nariz, olhos, rosto, ouvido.
Coronário
(972 pétalas – Também conhecido como Lótus de mil pétalas)
Causal
Servir / ser puro

Violeta e branco

Pineal
Cérebro

Estrela da Terra

Ancorar

Magenta

Supra Renais
Transpessoal
Coordenador

Coordenar

Rosa

Pineal, Pituitária e Carótida
Transpessoal
Causal

Verdadeiro Eu

Turquesa

Pineal
Transpessoal
Estrela da Alma

Sintonizar/ Purificar

Dourado

Pineal
Transpessoal
Portal das Estrelas

Conexão Divina

Prateado

Pineal
Transpessoal





OUTROS CHAKRAS

CHAKRA ESPLÊNICO
O chacra esplênico possui seis raios revelando as cores roxo, azul, verde, amarelo, alaranjado, vermelho-forte e rosa, localiza-se na região correspondente ao baço físico e está intimamente relacionado a circulação sangüínea. Disfunções nesse chakra podem gerar anemias e até mesmo a leucemia. É também responsável pela vitalização do duplo etérico enquanto o chakra básico está mais relacionado ao corpo físico.Uma criança com a idade de oito a 14 anos está motivada pelo segundo chakra, dormirá entre oito a dez horas em posição fetal. Já adaptada ao mundo físico (função do primeiro chakra) a criança começa a sair do círculo familiar e a fazer amizades. Desejos e fantasias surgem da necessidade do espírito de sair do corpo podendo gerar uma fuga da realidade. Os anos de desenvolvimento desse chakra são aqueles em que há uma descoberta e uma exploração da individualidade. Essa fase pode ser tanto fascinante quanto cansativa para pais e mestres. A criança necessita de limites, mas também de flexibilidade. Os padrões de comportamento, os gestos repetidos e a rotina ajudam a conservar certa base de segurança. Esta fomenta a capacidade de ver a vida como uma aventura emocionante de descobertas. A repressão, os traumas e os conflitos durante este estágio de desenvolvimento apresentam efeitos de longo alcance e deixam marcas que custam a desaparecer. O chacra esplênico conserva energias particularmente vitais para a vida. Ele se liga diretamente ao chakra da garganta, que é o centro da expressão. Quando o fluxo entre esses dois centros é insuficiente, é difícil desempenhar um papel gratificante na vida; entretanto em virtude da sua vitalidade, o chakra esplênico apresenta um grande potencial de cura, tanto para si mesmo como para o ser como um todo. A pessoa que consegue o desenvolvimento positivo desse chakra torna-se um excelente terapeuta produzindo curas extraordinárias. Algumas obras consideram como o segundo chakra, o sacro, localizado dois dedos abaixo do umbigo. O chakra esplênico está intimamente relacionado aos fenômenos mediúnicos. É também um grande captador do prana rosa - prana da vitalidade. Pessoas desvitalizadas têm comprometido esse chakra, sendo necessária sua harmonização. Em casos de obsessão do tipo vampirismo, esse é o chakra mais afetado.



CHAKRA UMERAL
O Chakra Umeral situa-se nas Costas, sobre a parte Superior do Pulmão Esquerdo, à direita do Plexo Branquial. Ele é responsável por toda relação Mediúnica entre os Planos Físico e o Espiritual. Sua Cor depende do momento Espiritual da Pessoa. Em equilíbrio, tem a Cor AZUL, com o Médium enfraquecido é AMARELO.